Jogo de estratégia mistura atividades on e off
As mudanças aceleradas no mercado de trabalho exigem que os profissionais sejam cada vez mais ágeis na tomada de decisões. Trabalhando o tempo todo sob pressão, as equipes precisam encontrar formas de resolver os problemas dos clientes e retê-los da melhor maneira.
Para que a tomada de decisões sejam mais ágeis e, acima de tudo, certeiras, os profissionais precisam compreender o escopo do problema, discutir estratégias e entender como as ações a serem tomadas vão impactar os negócios a curto, médio e longo prazos.
Se os seus profissionais ainda não realizam tomadas de decisão com a rapidez exigida pelo mercado, é necessário desenvolvê-los para esses desafios. Um caminho bem interessante é a gameficação, técnica na qual os aprendizados são absorvidos mais rapidamente e aplicados por um longo tempo.
Dentro desse conceito está o jogo de estratégia Peak Performance, no qual os participantes são divididos em equipes e precisam levar seus clientes ao topo do Monte Everest e trazê-los de volta e em segurança num período de 20 dias.
Muitos fatores devem ser levados em consideração, entre eles a forma física do cliente, condições meteorológicas, melhor caminho até ao cume, adaptação às temperaturas, uso de oxigênio, montagem das barracas e estratégias. A agilidade na tomada de decisões e a efetividade na administração de conflitos serão decisivos para superar as outras equipes e ganhar o jogo.
O desafio mistura atividades virtuais e presenciais. No tablet a equipe encontra a montanha com marcações que vão ajudar a nortear as tomadas de decisões rápidas, inteligentes e ponderadas. A cada novo dia da expedição, as equipes recebem uma informação crítica. E uma vez que o espaço é limitado em cada zona de altitude, os grupos que adiarem as suas decisões terão que seguir um caminho menos ideal ou serão mesmo incapacitados de se mover!
Entre as atividades presenciais estão arrumar uma tenda pop-up, dobrar sacos de dormir e vestir o equipamento de escalada de olhos vendados. As equipes terão ainda de decidir o que o guia terá de carregar (tendas, oxigênio e/ou clientes).
As equipes recebem mais pontos à medida que levam os seus clientes aos pontos mais altos. Entretanto, se não lhes garantirem os suprimentos adequados, correm o risco de fazê-los adoecer e sofrer terríveis consequências, como uma morte por falta de climatização.
Peak Performance é uma ferramenta de aprendizagem experiencial desenhada com o intuito de alterar a atitude e a compreensão das pessoas, em relação a muitos aspectos da sua vida pessoal ou profissional.
Diante de tantos pontos críticos apresentados durante o trajeto e a necessidade de as equipes terem que trabalhar sob pressão para estar sempre à frente, leva os profissionais a entenderem a importância das tomadas de decisões rápidas e da execução das medidas para evitar sérias consequências.
Ao final do jogo de estratégia, os participantes identificam o que aconteceu durante o exercício através de observação reflexiva. A partir daí, são convidados a compararem estas observações com as circunstâncias da vida real dentro e fora do ambiente de trabalho, conseguindo depois fazer alterações permanentes e efetivas em seus comportamentos.
Queríamos uma actividade que proporcionasse uma sensação de competição, uma oportunidade para o pensamento rápido, resiliência, trabalho em equipa e queríamos proporcionar à nossa equipa um pouco de entretenimento ao longo do caminho. Nossa equipa se envolveu. Os resultados foram duradouros e os membros da equipa aplicaram as habilidades que aprenderam ao seu dia a dia no escritório".