Jogo propõe desafios reais para aumentar o poder de negociação da equipe
A gestão comercial é um dos pilares de qualquer empresa que deseja se manter no mercado. Afinal de contas, são os profissionais de vendas que apresentam as soluções para os clientes e os fideliza por meio de relacionamento e de estratégias de comunicação eficientes.
Com um mercado de trabalho em constante mutação, as empresas estão buscando maneiras de aprimorar as habilidades profissionais de suas equipes. Uma delas é por meio de jogos corporativos, que recorrem a atividades lúdicas para reforçar conceitos de gestão comercial e apresentar novos, reciclando os conhecimentos dos participantes.
No jogo Os Reis do Café, cada uma das equipes será um comerciante que importará e exportará café e estará paramentada com seus chapéus e sacas de café. Doze times se dividirão em quatro cooperativas.
No início do primeiro ano de negociação os clientes mostrarão suas necessidades de grãos para seus blends e cada equipe fará suas compras. Quando a mesa de vendas fechar, as equipes poderão negociar umas com as outras, pois, o material que conseguiram comprar é insuficiente para formar todos os blends que o mercado quer. Desta forma, apesar de um jogo competitivo, os participantes deverão saber formar alianças com outras equipes. Só assim conseguirão os recursos desejados.
Assim que o segundo ano começa, o ciclo se repetirá. Entretanto, uma urgente e repentina crise atingirá o mercado e exigirá ações rápidas das equipes. Por ser inesperada, a crise fará com que as equipes revejam seus planos e adequem suas estratégias.
Durante o terceiro ano, os clientes atrasarão para passar seus pedidos, forçando as equipes a agir sob pressão. E no último ano, o mercado abrirá por um tempo menor, fazendo com que os times agilizem as suas negociações.
Ao longo dos anos os clientes realizarão suas compras e cada equipe deverá vender suas sacas, preferencialmente com lucro! Ao final dos quatro anos, as cooperativas apurarão seus resultados, mostrando os vencedores.O jogo Reis do Café foi cuidadosamente construído para quebrar a mentalidade compartimentada e garantir a colaboração entre as equipes, que trabalham para um objetivo comum: melhorar a gestão comercial e os resultados das empresas onde trabalham.
Os participantes experimentam a força das mudanças de mercado, a construção de cadeias de abastecimento e o desenvolvimento da compreensão das necessidades dos clientes. Reis do Café revela claramente a importância da coleta de informações, o comportamento adaptativo e compreensão dos mercados e valores das commodities.
As equipes farão o papel tanto de compra quanto de venda, para maximizar a sua vivência, experimentando ambos os lados da equação do cliente. Com muita interação e competitividade, eles precisarão apresentar raciocínio rápido e pensamento criativo para compreender e se adequar às constantes mutações do mercado do café e do comportamento do consumidor.
Atuando no fornecimento da cadeia de abastecimento complexa, que começa no produtor, passa pela distribuição e chega a um consumidor final cada vez mais inconstante, as equipes deverão considerar o momento econômico e sucesso a curto prazo versus estratégia de longo prazo.
Ao longo de cada rodada, os profissionais de gestão comercial deverão aplicar conceitos de gestão de riscos, negociação ganha-ganha e diferentes estratégias de negociação.
Terminado o jogo, começa o debriefing, hora em que os participantes têm a oportunidade de analisar o conteúdo do jogo, promovendo e reforçando tudo o que aprenderam sobre o empenho e foco no cliente e como aplicar as técnicas no dia a dia. Tudo isso acompanhado de um bom cafezinho.
A ideia era que nossos funcionários parassem de trabalhar por um minuto, focassem nas necessidades e dinâmicas da equipe e aprimorassem as ferramentas que os ajudariam a trabalhar de forma mais inteligente e melhor. A Bean Around the World realmente alcançou esse objetivo de maneira divertida e envolvente.