O gerenciamento de conflitos é o processo de equilibrar os aspectos positivos que podem ser alcançados através de conflitos, ao mesmo tempo em que reduz os efeitos negativos do conflito.
A instância do conflito é, obviamente, muito reduzida com regras de engajamento claras, bem comunicadas e aceitas. Isso dá aos funcionários uma base para operar, especialmente quando os membros da equipe estão sob pressão, cansados ou estressados.
Foi demonstrado que equipes eficientes são a soma de indivíduos com trabalho de estilos diversificados. Isso naturalmente, cria diferentes pontos de vista e desenvolve uma tendência de conflito. Quando gerido com competência com regras básicas mutuamente aceitas, o conflito cria um ambiente de aprendizagem. Ele pode levar a resultados positivos como concepção, inovação, mudanças processuais e a implementação de idéias.
O outro lado disso, é um ambiente sem lei sem um livro de regras culturais mutuamente aceitas. Isso leva as pessoas a serem desmotivadas, tendo suas idéias descartadas ou recebem a comunicação de forma ofensiva com linguagem ameaçadora. Normalmente, os subgrupos se formam e um ambiente parecido com a guerra. Com o tempo isso leva à estagnação devido ao medo do conflito e da culpa.
Os jogos de teambuilding de aprendizagem experiencial simulam um ambiente de conflito insalubre. Esse estilo de jogo fornece um ambiente seguro para analisar as regras de engajamento e gerenciar conflitos. Os jogos bem desenhados e entregues trazem uma compreensão do valor do conflito, algo a ser adotado como um molde para o desenvolvimento de uma cultura de inovação. Além disso, a observação de um programa desse tipo oferece aos líderes empresariais perspicazes a possibilidade de contemplar os motivos subjacentes ao conflito insalubre ou a falta de conflito e reavaliar a cultura da empresa.
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